sábado, 17 de abril de 2010

Saber o que fala...

Postado por BeliM às 17:02
Existe aquele ditado que diz que “quem fala o que quer, ouve o que não quer”, ou quase isso. E isso não é tão difícil de entender. Eu mesma já falei muito o que queria em horas inapropriadas e, em troca, ouvi coisas que não queria ouvir. Às vezes, devemos ficar em silêncio, usar a sensatez, por o desconfiômetro para funcionar...


Não podemos negar o poder da palavra, pois algo que pronunciamos tem o poder tanto de elevar uma alma, de curar, como de ofender, de ferir mortalmente uma pessoa.


Talvez, devêssemos pensar mais nas palavras que falamos, como falamos e para quem falamos. Pois, quantas vezes já não ouvimos coisas que nos machucou? Eu já fui ferida por muitas palavras, contudo eu já machuquei muitas pessoas com minhas palavras, às vezes, realmente querendo ferir...


E tem coisas que devem ser ditas, verdades que não devem ser escondidas, mesmo que magoe alguém que gostamos, pois tem coisas que são necessárias serem ouvidas, mesmo que nos doa... Nem sempre estamos em zonas de confortos, inatingíveis.


Existe esse tipo de pessoa que fala o que querer, quando querer, contudo, quando é para ouvir alguém, escutar o que é necessário, não se põe a escutar, a ouvir bons conselhos ou boas verdades. Não sabe permanecer em silêncio... Isso é uma espécie de egoísmo.


Saber falar é um dom e um exercício e saber ouvir também é um dom e um exercício. Só que temos que prestar mais atenção no que estamos falando, com que estamos falando, que tom estamos usando e que palavras estamos usando. E saber se calar e ouvir é uma dádiva que nos ajuda a crescer, a prestar mais atenção no outro.

De qualquer forma, se não saber o que fazer, use a sensatez para proceder. E cuidado com as palavras...

Beli


0 Engraçadinhos:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Deixa disso... Ok! Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea